Nosso Blog

Confira as novidades!

Veja outros Posts

Amizade: a família que nos permitiram escolher

Amizade: a família que nos permitiram escolher

Amizade: verdadeiros amigos são a família que nos permitiram escolher.

A capacidade do ser humano em estabelecer relacionamentos, seja por afinidade, interesse ou convivência traz sentido aos nossos dias. É sobre amizade que estamos falando. Pode ser um amigo irmão, um amigo namorado, um amigo de infância ou simplesmente amigo. Ter alguém com quem você possa contar, passar o tempo e dar boas risadas, fazer um programa diferente. Viver sua saúde social, ativa o seu sistema como um todo.

Amizade é uma área muito importante da vida, ligado à harmonia, bem-estar, respeito. Mesmo com as diferenças, sejam elas quaisquer que possam aparecer, amizade é, acima de tudo, ter um bom relacionamento, é encontrar qualidades ou dispositivos no outro, mesmo que não sejam os mesmos que os seus.

Na Programação Neurolinguística (PNL), fala-se da pressuposição de que mapa não é território. Mas o que isso quer dizer exatamente? O mundo é uma infinidade de impressões sensíveis. Filtramos essas impressões através do significado que damos a nossa cultura, experiências e vivências, formando a nossa linguagem, crenças, valores, interesses e suposições. E, assim, geramos nossa percepção da realidade, respondendo a essas impressões com nossos sentidos: olfato, paladar, visão, audição, tato.

Criamos nossa própria percepção de mundo e atuamos nele de acordo com o que dele percebemos, o nosso mapa. E mapas são seletivos: deixam de lado algumas informações, ao mesmo tempo em que nos brindam com outras, para que possamos explorar o território, ou seja, a realidade.

Mapa não é território, pois as pessoas respondem de maneira diferente às suas percepções de realidade e cada indivíduo tem o seu mapa, sem distinção de certo e errado ou de melhor e pior.

Amizade é respeitar o mapa do outro, sua visão do todo e, mesmo na discordância e individualidade, ser a mão que ampara, o ombro que acolhe, o ouvido que escuta, o abraço que acalenta.

Por falar em abraço, quanto tempo dura o seu abraço? Uma pesquisa realizada na Escócia defende que um abraço demorado traz felicidade e benefícios à saúde. Mais precisamente em 20 segundos de abraço, o organismo produz ocitocina, um hormônio ligado às emoções. Segundo os especialistas, esse hormônio reduz o grau de estresse, ansiedade, pressão arterial, frequência cardíaca e causa um aumento da produção de endorfinas, que fortalecem o sistema imunológico do corpo. Símbolo de amizade, o abraço é o melhor que você pode oferecer a alguém.  

Amizade é a capacidade de cativar e cultivar ao seu redor aquele que irá sorrir o seu riso e irá chorar o seu choro, são os irmãos que escolhemos com o coração. Verdadeiros amigos são a família que nos permitiram escolher.

Deixe seu Comentário

Nossas Categorias

O momenttum de fazer a
diferença é agora.

Vivemos em um cenário que nos exige mais do que ser apenas bons profissionais técnicos. A humanidade precisa de mais.

Você também pode se interessar

© Humanize

by nerit