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Comunicação: peça-chave para os seus resultados.

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Comunicação: peça-chave para que você possa atingir os seus resultados

Comunicar é partilhar, é estender um conhecimento, enviar uma mensagem, delegar algo ou interagir socialmente. Desde que o mundo é mundo, existem as formas de se comunicar e a evolução dessa técnica. Seja pela escrita, pela fala, pelo olhar, por gestos, por expressões faciais e corporais.

Perceba que o silêncio também é uma comunicação:

A comunicação está presente em todos os ambientes pelos quais circulamos. Inclusive o silêncio comunica. Já parou para pensar que o silêncio pode ser uma forma de feedback positivo? Muitas vezes a expectativa em relação ao reconhecimento do outro (quanto ao que somos e ao que fazemos) pode gerar frustação se não vem da forma que imaginamos. Mas, sabendo que o instinto do ser humano é impulsivo em apontar defeitos e críticas, é importante entender e trazer para a consciência que o silêncio pode ser um feedback positivo. Tudo é uma questão de como você atribui um significado a isso. A maioria das pessoas tem facilidade em criticar e restrições em elogiar. Tome então o silêncio como uma forma de comunicar, pela ausência de crítica. E então se permita ser mais feliz, com leveza e reconhecimento de si.

Escute conscientemente:

Porém, só há comunicação quando há interação; quando existe a outra parte (emissor-mensagem-receptor). Algumas vezes, o emissor e o receptor podem ser uma mesma pessoa, esse tipo de interação chamamos de comunicação interpessoal. E para que a comunicação aconteça de forma fluente, é preciso dominar a técnica da escuta consciente. Qual a qualidade da sua presença? Você está ali presente, diante do outro, 100% concentrado em sua fala ou tem diálogo interno, celular e outras distrações te distanciando de uma comunicação eficaz? O quanto sua escuta é consciente? Escutar é muito além de ouvir. Escutar o outro, sem diálogo interno, sem julgamento, sem crenças. Puramente escutar, com toda fala e calibragem corporal do que o inconsciente do outro revela. Tudo em prol de insights que construam significados, entendimentos e evolução.

Esteja presente na comunicação:

Shirzad Chamine, que escreveu o livro “Inteligência Positiva”, defende que uma forma de você desenvolver o seu coeficiente de inteligência emocional tem a ver com estar presente.  Parar de conversar com você mesmo é uma forma que ele sugere para que aconteça conexão com os seus próprios sentidos: tato, paladar, olfato, visão e audição. Assim, promovendo a percepção mais atenciosa do outro e do que ele está comunicando, com escuta consciente.

Prepare-se emocionalmente:

Muitas pessoas se preparam muito para se comunicar, para fazer uma apresentação, para vender uma ideia. Estudam muito, dominam um conteúdo e procuram aprender sobre técnicas de comunicação. Decoram textos, treinam na frente do espelho, lendo várias vezes aquilo que escreveram. Montam apresentações bonitas e tecnicamente sabem muito bem a ideia que querem passar. Entretanto, na hora de colocar a comunicação em prática, o coração acelera, as mãos tremem e vem aquele famoso 'branco'. O que as afasta de atingirem o resultado que querem, por causa de um fator muito importante: o preparo pessoal através da inteligência emocional.

Ser inteligente emocionalmente não significa não sentir emoções. Significa que devemos ter controle sobre aquilo que sentimos, entendendo as nossas emoções e as usando de forma que nos tragam o resultado que estamos buscando. A inteligência emocional na comunicação está em dominar as técnicas da comunicação eficaz e o controle de emoções que podem causar uma distorção ou ruído na mensagem a ser comunicada.

Comunicação interpessoal:

Comunicar com o outro é importante sim, ao externo, mas, antes de tudo, a forma de comunicar deve ser trabalhada dentro de si. Pois bem, comunicação está presente em tudo, inclusive dentro de você mesmo – a comunicação intrapessoal. Podemos e devemos melhorar, a cada dia, nossa comunicação consigo mesmo. Diálogo interno e pensamentos devem estar alinhados aos nossos valores, sonhos.  Nossas reações devem nos levar em direção ao que queremos. Corpo e mente formam um sistema único, por isso, clareza de pensamento e ações, revelam o que se quer e como se quer. Estar aberto a feedbacks e perceber como anda nossa comunicação com o externo e com o interno são ferramentas efetivas que nos levam ao êxito e nos trazem bem-estar.

Procure ter a maior efetividade possível na sua comunicação:

Estudos mostram que as palavras que são ditas ou escritas durante uma interação representam apenas 7% de uma comunicação efetiva. Enquanto isso, a entonação de como as palavras são expressadas representa 38%. E os outros 55% são provenientes da comunicação não-verbal, que diz respeito a maneira como nosso corpo reage enquanto estamos falando. Procure sempre maximizar as suas chances de ter uma comunicação efetiva.

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