Nosso Blog

Confira as novidades!

Veja outros Posts

Entender melhor as pessoas: um caminho de harmonia nas relações

Entender melhor as pessoas: um caminho de harmonia nas relações

Entender melhor as pessoas: um caminho de harmonia nas relações

Primeiro passo

A forma mais efetiva de entender melhor as pessoas é praticar uma melhor comunicação intrapessoal, antes de tudo. Quanto mais isso acontece, mais alinhados nós estamos e mais entendemos o mapa do outro.

Cada pessoa traz consigo seus valores, suas crenças, suas histórias e, nem sempre, são os mesmos ou semelhantes aos nossos. Portanto, é fundamental conhecer-se primeiro. Identificar nossas percepções de mundo, pois, quando buscamos autoconhecimento, passamos a respeitar mais o nosso sistema e a entender, inclusive, aquelas coisas que julgamos, no momento, prejudiciais - extraindo aprendizado e fazendo pequenos alinhamentos para melhor resultado.

É exatamente através do intrapessoal que iremos nos relacionar melhor com o interpessoal. É nessa etapa que vamos conseguir escutar mais conscientemente o outro, compreender mais outras pessoas e poder, inclusive, ser útil em cenários turbulentos, evitando ruídos de comunicação e falta de respeito, muitas vezes, por pequenas coisas.

Comunicação eficaz torna as relações mais fluidas

Perceber que existem pessoas diferentes umas das outras, com sistemas representacionais visuais, auditivos ou cinestésicos, nos coloca em uma posição de observador e inteligente emocionalmente. Muitas vezes os desentendimentos estão justamente na quebra de rapport (sintonia), que ignoramos em uma interlocução.

Uma premissa básica da PNL (Programação Neurolinguística) diz que “a responsabilidade da comunicação é do comunicador”, ou seja, de quem está emitindo uma mensagem ou delegando alguma tarefa. Ser eficaz na comunicação é passar por essas questões, alinhando a forma de comunicar mais específica e detalhada possível, sabendo que o que é óbvio para uma pessoa, pode não ser para outra.

Além disso, aspectos como: tom de voz, aceleração e ênfase da fala, escolha específica das palavras, expressões faciais e corporais, espelhamentos gestuais, intensidade e volume da voz, determinam o sucesso da comunicação entre duas ou mais pessoas. Fique atento a isso.

A Humanize possui o curso Introdução à PNL, que apresenta e fortalece esse aprendizado aos treinandos, possibilitando controle emocional e consciência na forma de se relacionar, para atingir melhores resultados.

Deixe seu Comentário

Nossas Categorias

O momenttum de fazer a
diferença é agora.

Vivemos em um cenário que nos exige mais do que ser apenas bons profissionais técnicos. A humanidade precisa de mais.

Você também pode se interessar

© Humanize

by nerit