Nosso Blog

Confira as novidades!

Veja outros Posts

Foco no positivo: entenda a lógica e os benefícios

Foco no positivo: entenda a lógica e os benefícios

Focar no positivo de cada situação: entenda a lógica e os benefícios

Se percebermos que aprendemos com todas as situações vividas, independentemente se nos geram sentimentos bons ou não, podemos obter sempre algum aprendizado e ganharmos com isso. Um dos grandes benefícios é criarmos referências possibilitadoras, para que possamos melhorar nossos resultados e sairmos da zona de conforto.

As experiências contribuem para formarmos o significado de cada situação que nos acontece, porém, o meio em que vivemos influencia também. O inconsciente coletivo, como: crise política, alguma epidemia, a famosa “rádio corredor” que ocorre em empresas, mina nosso estado interno, se não tomarmos consciência.

Daniel Goleman, no livro “Inteligência Emocional”, diz que “basta uma pequena contrariedade ou irritação para nos fazer perder o controle e permitir que a impulsividade assuma o volante; em consequência, nossas habilidades para tomar decisões, produtividade e eficácia despencam”.

Para muitas pessoas, a sucessão de problemas traz angústia, medo, estresse e ansiedade. Mas, como corpo e mente formam um único sistema, eles adoecerem nessas situações. E, por isso mesmo, é tão importante buscar equilíbrio e harmonia.

Uma das pressuposições básicas da Programação Neurolinguística (PNL) é que todo comportamento tem uma intenção positiva por trás. Por mais que julguemos não haver e, principalmente, se sairmos prejudicados de alguma situação. Mas, exercite esse olhar de perceber o que de positivo há e, com isso, exerça seu controle emocional. Cada contratempo vem acompanhado de uma oportunidade de crescimento.

Padrão linguístico de pensamento

Quem nunca vivenciou uma situação em que, no momento, pensou “porque está acontecendo comigo?” ou “isso só acontece comigo!”. Já passou em sua cabeça essas frases? Ou alguma outra, como: “vou enlouquecer”, “não vai dar certo”, “não vou conseguir”, “não tenho capacidade”, “não tenho dinheiro”, “não tenho tempo”?

Pois esse formato de linguagem, no padrão linguístico negativo, conduz exatamente essa verdade ao seu sistema interno: de incapacidade, de escassez, de impossibilidade. E é assim que, inconscientemente, você produzirá ações focadas no negativo. Padrão linguístico de pensamento pode levar até a depressão.

No livro “O Jeito Harvard de Ser Feliz”, o autor diz que, “ao analisarmos nosso mapa mental, em busca de oportunidades positivas e ao rejeitar a crença de que cada queda só nos leva mais pra baixo, oferecemos a nós mesmos o maior poder possível: a capacidade de nos elevar não apesar dos contratempos, mas devido a eles.

Pessoas de sucesso são aquelas que se definem não pelo que aconteceu com elas, mas pelo que elas podem fazer com o que aconteceu. Exercitar formatos novos de padrões de pensamento ajuda a reprogramar e ressignificar situações, gerando mais leveza e autodomínio.

Vantagens químicas de ser positivo:

Emoções positivas inundam nosso cérebro de hormônios como dopamina e serotonina, que causam bem-estar, prazer e nos torna mais aptos ao aprendizado, a organizar informações e fazer análises claras de resolução de problemas.

Quando o cérebro está constantemente procurando concentrar-se no positivo, nós nos beneficiamos das três ferramentas mais importantes: felicidade, gratidão e otimismo. E esse é um excelente caminho para o sucesso.

Deixe seu Comentário

Nossas Categorias

O momenttum de fazer a
diferença é agora.

Vivemos em um cenário que nos exige mais do que ser apenas bons profissionais técnicos. A humanidade precisa de mais.

Você também pode se interessar

© Humanize

by nerit